domingo, 3 de novembro de 2019

O Encantador Delta Do Parnaíba: cercado por dois estados, suas histórias e muitas belezas


Nome: Francisco das Chagas Marques da Silva Assis


Data: 08/10/ 2017







“ O Encantador Delta Do Parnaíba: cercado por dois estados, suas histórias e muitas belezas”











Durante mais de cinco séculos o Brasil vem criando e recriando e redescobrindo sua história, sua origem como país e ainda assim existem muitas coisas que estão escondidas, desconhecidas ou até mesmo mal contadas. Isso inclui sua história e sua geografia, que até então se desconhece e fascinam quem pesquisa e descobre o quão elas são magníficas.
Para isto, se trabalhará “ O Encantador Delta Do Parnaíba: cercado por dois estados, suas histórias e muitas belezas” região que envolve dois estados, Piauí e Maranhão. Para que seja feito uma descoberta sobre a história desses estados, suas lutas na independência do Brasil, suas guerras, revoltas, perdas e vitorias e claro suas belezas naturais, suas culturas, seus encantos.
É preciso que se envolva uma gama de pesquisa para se descobrir: Qual a verdadeira história? Quais são os mitos? Como se chega a essa maravilha da natureza chamada de Delta do Parnaíba? Sua origem e sua descoberta? Quais os estados que formam esse “Delta”? Qual a história desses estados? Qual a cultura que os compõem? Danças, comidas típicas e lendas de cada estado?
Iremos nos aprofundar nas histórias e nas culturas que compõe cada estado e na hidrografia do DELTA DO PARNAIBA. Buscando informações em livros, que possam nos ajudar a conhecer cada estado, desde a sua formação ainda no tempo do Brasil colônia, assim como suas transformações desde capitanias hereditárias até virarem estados, seus desenvolvimentos culturais e suas comidas típicas, assim como estudar os mapas hidrográficos que levam a do Delta do Parnaíba. 
No processo de concepção do projeto uniremos História e Geografia, e para isso será preciso buscar informações sobre a história e a geografia de cada estado colocando em foco as belezas naturais, a comida, a cultura de cada um, potencializando assim cada item descoberto de cada região.
Objetivo Geral Para História E Geografia
Conhecer a história de cada estado e suas belezas naturais e históricas.


Objetivos Específicos
História
Encontrar na história de cada estado estudado, elementos que são essenciais para cada cidadão que neles moram.
Ouvir de alguns cidadãos mais velhos das comunidades, quais fatos e relatos da história que eles lembram.
Geografia
Conhecer as comidas típicas, lendas, danças e assim como suas singularidades e particularidades.
Pesquisar como se forma o Delta do Parnaíba e qual sua importância para a fauna e a flora da região.
Justificativa
Devido a uma grande área que forma o Brasil, suas origens e seus fatos históricos ainda se encontram muitas verdades que não foram contadas e não são verificadas como fatos históricos reais pois, muitos não são afirmados por historiadores. Por isso faremos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa empírica e uma comparação entre fatos que estão em livros e outros que aconteceram e não estão. Assim também se fará uma apanha grande sobre as culturas de cada estado e as belezas que forma o Delta do Parnaíba.
Metodologia
Cada nova descoberta é um achado valioso para cada um de nós, por isso é preciso que se possa instrui os alunos para que possam realizar as pesquisas com moradores mais antigos da comunidade, bem como o processo de filmagens e fotografias. Reunir-se com alunos para iniciarem as pesquisas sobre cada estado, instruindo-os para que possa atingir os objetivos do projeto.
 Dividi-los em grupos que irão trabalhar a pesquisa bibliográfica, a pesquisa empírica, as comidas típicas de cada estado, as belezas e a história do Delta do Parnaíba, e a escolha dos alunos para dançarem duas danças típicas de cada estado. Ao realizar essas distribuições se estabelecerá a criação do calendário e sua respectiva data de finalização do projeto.
As escolhas das danças serão de acordo com as descobertas dos alunos, e no total serão quatro danças apresentadas na culminância do projeto, duas de cada estado. Nas comidas típicas serão feitas pelo menos cinco comidas de cada estado que serão vendidas na finalização de projeto e a renda será para a festa de colação de grau dos estudantes, que ao decidir sobre qual comida fazer, pedirão ajuda ao comercio local, e terão ajuda de profissionais da área de culinária para fazer tais iguarias.
 O projeto que durará um trimestre, terá sua culminância divulgado para a comunidade e pais de alunos e uma culminância de quatro horas.
Tabela Do Plano De Trabalho
Grupos
Início das pesquisas
Fim das pesquisas
Início da montagem
Fim das montagens
Data de apresentação
Pesquisa Bibliográfica
02 setembro
02 outubro
03 de outubro
23 de outubro
25 de outubro
Pesquisa Empírica
28 de agosto
28 setembro
22 de outubro
23 de outubro
25 de outubro
Comidas Típicas
14 setembro
06 outubro
---------------
--------------
25 de outubro
História do Delta
14  de setembro
14 de outubro
15 de outubro
23 de outubro
25 de outubro
Danças Típicas
28 de agosto
21 de outubro
-------------

25 de outubro


Recursos Pedagógicos E Didáticos
Livros de história do Brasil, Piauí e Maranhão, filmadoras, câmeras fotográficas, trajes típicos de danças, aparelho de som, cd´s com músicas típicas, comidas típicas de cada estado, reprodutor de imagens (data show) microfones, caixa de som, cartolina, pinceis, canetas, papel A4, fitas adesivas, cola, pregos, faixas e carro de som,
Para que a avaliação será entregue a cada convidado uma ficha de avaliação que constara de perguntas sobre o que eles entenderam do projeto realizado, essas perguntas serão objetivas onde se marcara com um X as partes que mais foram destaques e no fim do questionário se deixara um espaço para que o participante escreva o que acha sobre ter um outro evento e o que precisa melhorar. Os alunos serão avaliados ainda pela sua participação no projeto como um todo. 















Bibliografia
BLANC, Claudio. Maranhão. ED. Escala Educacional. Rio de Janeiro. 2010
DIAS, Cid de Castro. Piauhy: Das Origens Á Nova Capital. Ed. Nova, aliança. São Paulo. 2008
FIGUEIREDO. Luciano. História do Brasil Para Ocupados. Ed. Casa Da Palavra. São Paulo.2006
https://www.viajoteca.com/delta-do-parnaiba-piaui/. Acesso em 28 de setembro de 2017
MARQUES, Elimária / Brandim, Vivian / Mendes, Samara. Piauí - Encontros Com A História. Ed. Do BRASIL. São Paulo. 2008
 MESGRAVIS. Laima. História do Brasil Colônia. Ed. Moderna. São Paulo. 2015
 NAPOLITANO. Marcos. História do Brasil República. Da Queda da Monarquia ao Fim do Estado Novo.  Ed. Padrão. Rio de Janeiro. 2016
SCHWARCZ. Lilia Moritz e Boris Kossoy. Um olhar sobre o Brasil. Ed. Objetiva. Rio de Janeiro. 2015













Nenhum comentário:

Postar um comentário