domingo, 3 de novembro de 2019

DESCOBRINDO COMO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO


TRABALHO DA DISCIPLINA:
PROJETO CURRICULAR, PROGRAMA
E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

 

 



 

 

DESCOBRINDO COMO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO

 

 

 












2017


 


Caio Werner Kramer
Erenilda Maria de Oliveira
Francisco das Chagas Marques da Silva Assis
João da Silva Costa
Data – 27/07/2017


























INDÍCE
1.    Dados relativos da unidade didática-------------------------------------------------------04
         1.1 Título--------------------------------------------------------------------------------------------04
         1.2 Contexto----------------------------------------------------------------------------------------04
         1.3 Requisitos prévios---------------------------------------------------------------------------04
         1.4 Introdução--------------------------------------------------------------------------------------04
      2. dados relativos da equipe----------------------------------------------------------------------04
         2.1 Nome dos docentes-------------------------------------------------------------------------04
         2.2 Data da realização---------------------------------------------------------------------------04
3. Objetivos da Unidade Didática---------------------------------------------------------------------05
        3.1 Objetivos do Curso---------------------------------------------------------------------------05
        3.2 Lista enumerada de objetivos-------------------------------------------------------------05
4. Tarefas/Atividades------------------------------------------------------------------------------------06
        4.1 Tarefa de relação de objetivos------------------------------------------------------------06
5. Avaliação------------------------------------------------------------------------------------------------07
        5.1 Tabela relação objetivos--------------------------------------------------------------------07
6. Temática-------------------------------------------------------------------------------------------------08
        6.1 Lista de temas---------------------------------------------------------------------------------08
7 Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------------08
        7.1 Materiais para o desenvolvimento da unidade didática-----------------------------08
        7.2 Bibliografia de referência-------------------------------------------------------------------08
8. Anexos---------------------------------------------------------------------------------------------------08












PROTOCOLO – CONSTRUÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO
1. Dados relativos a UD
1.1 Titulo
DESCOBRINDO COMO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
1.2 Contexto
Centro educativo: ....................
Etapa: .....................................
Ciclo: .......................................
Curso: .....................................
Nr.de UDs do Curso: ..............
Nr. Desta UD: .........................
Prazo destinado esta UD: .......

Escola Estadual Eenilda Kramer Marques da Costa
Educação e Cidadania
 4 ciclo
Educação de Jovens e Adultos-EJA
10
6
36 horas
1.3 Requisitos Prévios
Nessa etapa serão trabalhadas as várias maneiras de relacionamento com educação e como essas pessoas veem a educação ao seu redor. Para isso será trabalhado temas como a importância da educação na nossa formação, como vemos a educação que transforma nossa vida, que olhar devemos ter para podermos ver a educação e como ela faz falta quando nós a deixamos de lado.
1.4 Introdução
Para nossos olhos a educação é de extrema importância e para tanto devemos ter bons olhos ao vê-la e fazer com que a mesma nos veja de forma única e essencial para que possamos crescer. Para tanto precisamos saber se estamos “Descobrindo como Olhar para a Educação” para que ela nos guie na nossa formaçao de cidadãos e como fazer a educação perpetuar no processo de formação do homem, criando e mantendo a cultura, a civilidade, a cidadania e o desevolvimento do homem, pelo homem e para o homem, pela educação.



2. Dados relativos a equipe docente
2.1 Nome dos docentes que prepararam esta programação
Caio Werner Kramer
Erenilda Maria de Oliveira
Francisco das Chagas Marques da Silva de Assis
João da Silva Costa

2.2 Data  em que se realizou
27/07/2017
Sera realiza em 9 semanas  durante o desevolvimento  da Unidade Didática numero 6 que dura 36 horas e esta dividida em 4 horas aulas semanais  







3. Objetivos da UD
3.1 Objetivos enumerados do curso ou módulo de que faz parte a UD


Objetivos do Curso ou Módulo
A
Levar a uma valorização da educação na nossa formação cidadã
B
Descobrir como vemos a educação de forma geral na nossa vida
C
Conhecer a cidadania e a educação e suas coerências no processo ensino-aprendizagem
D
Descrever a importância da educação no desenvolvimento do homem
E
Compreender como devemos olhar a educação e como ela faz parte do nosso dia-a-dia

3.2 Lista numerada de objetivos da UD


Objetivos do Curso
Objetivos
da UD
A
B
C
D
E
1
 Valorização da educação
Como a educação muda nossa vida
A cidadania esta buscando a educação
A educação e seu valor no meio societal
O valor que tem a educação na formação humana
2
As mudanças que trazem a  educação no dia-a-dia
A não educação e a não cidadania e seus problemas na sociedade
Por que a devemos buscar a educação?
Refazendo um olhar sobre a educação e a sociedade
Reconstruindo a cultura pela pelo olhar da educação
3
Realizando um paralelo entre cidadania e educação e vendo suas singularidades
Como a educação de forma ampla pode melhorar o ensino-aprendizagem?
Vendo a educação por dentro com olhos de cidadão
Por que cultura, educação e cidadania andam juntas?

Ensinar e aprender com cidadãos de nossa comunidade local.
4
Reescrever a educação e sua melhoria na sociedade atual
O homem sem educação e os perigos de parar no tempo
O crescimento da humanidade através dos passos da educação
Sociedade e educação aliadas para melhorarem as novas gerações
O homem sem a educação e a educação sem o homem. Como seriam os dias atuais?
5
Olhares e olhares. Educação e formaçao humana e seus multiplos aspectos
Como seriam nossos dias sem educação e cidadania?
Os olhos da educação se encontram como os nossos. Quem piscaria primeiro?
Olhando sempre para não perder detalhes simples, mas, que fazem diferença.
Um dia sem cultura, cidadania e educação. Será preciso perder para valorizar?


4. Tarefas / Atividades
4.1 Tarefa de relação de objetivos / tarefas

Objetivo Nr.
Tarefa encomendada
Tempo destinado à sua realização
Trabalho individual / cooperativo
1
Criando rodas de leituras na comunidade escolar
10 horas
Trabalho em equipe, uma vez que a mesma será para criar rodas de leituras na escola
2
Produzindo livros de cordeis para falar da importância da educação em nossa vida
12 horas
Trabalho individual e em grupo, para produzirem livros de cordel onde se falara da importância da educação.
3
Debates em ciclo de palestra sobre como a educação influência na nossa formação cidadã
4 horas
Palestras com professores e convidados para falar da cidadania pela educação e vice-versa.
4
Produção de poemas e poesias e desenhos sobre como o homem se desenvolveu atras de educação
8 horas
Alunos produziram poemas e poesias e desenhos sobre a evolução do homem e da educação
5
Apresentação teatral dos alunos para a escola, comunidade e convidados sobre como a educação é importante para a formação do homem.
2 horas
Produção teatral produzida por professores e apresentada pelos alunos para comunidade local, convidados.   



5. Avaliação
5.1 Tabela relação objetivos / critérios de avaliação / instrumento de avaliação

Objetivos Nr.
Critérios de Avaliação
Instrumentos de avaliação processo e % da nota deste objetivo
Instrumentos de avaliação final e % da nota deste objetivo
% da nota final
1
Pela leitura e pelos debates e argumentações
Desenvolvimentos dos debates e colocações, respeitando as colocações de todos, que correspondem a 50% da nota.
Dialogação, perguntas e respostas, trabalho em conjunto, que corresponderam a 50% da nota.
100% para quem mais se destacar e a porcentagem se atribuirá a medida que se manifestem na roda de leitura.
2
Produção de livros no estilo literatura de cordel e recitações dos mesmos no pátio da escola.
Criação e formatação do livro incluindo gravuras que abordem o tema educação, equivale a 75% da nota.
Declamações do livro escrito sobre educação no sarau realizado na escola, equivale a 25% da nota.
Pelo ato de coragem de escreverem e recitarem se atribuira 100% da nota para quem realizar o trabalho.
3
Pelas perguntas feitas aos professores no ciclo de debate sobre a educação e cidadania
Ao elaborarem perguntas sobre educação e cidadania, já terão ganhos 100% do valor da nota





Ao elaborarem perguntas sobre educação e cidadania, j ganhará 100% do valor da nota
4
Ao escreverem poemas, poesias e fazerem desenhos sobre a evolução do homem pela educação.  
Na mesma noite do sarau serão lidos cordeis e poemas e poesias e apresentados os desenhos  e para os artistas 100% do valor da nota

Na mesma noite do sarau serão lidos cordeis e poemas e poesias e apresentados os desenhos  e para os artistas 100% do valor da nota
5
Ao estudarem sobre a educação e sua importância para o homem, se produziu uma peça teatral de 45 minutos e será apresentada no sarau escolar
Pela coragem de serem atores por um dia e falarem da importância que é a educação para nossa humanidade, no sarau escolar se encenará com um espetáculo teatral “educação e nossos olhos” e para cada aluno ator sera dado 100% da nota

Pela coragem de serem atores por um dia e falarem da importância que é a educação para nossa humanidade, no sarau escolar se encerará com um espetáculo teatral “educação e nossos olhos” e para cada aluno ator sera dado 100% da nota

6. Temático
6.1 Lista de temas a tratar e índice de cada um deles
1.. Valorização da educação na nossa formação cidadã
2. Como vemos a educação de forma geral na nossa vida
3.A cidadania e  a educação e suas coerências no processo ensino-aprendizagem
4. A importância  da educação no desenvolvimento do homem
5. Como devemos olhar a educação e como ela faz parte do nosso dia-a-dia

7. Bibliografia
7.1 Materiais obrigatórios para o desenvolvimento da UD
Papel, canetas, livros, microfone, caixas de som, aparelho de dvd, figurinos teatrais, computadores, impressoras, cds musicais, cartolinas, pinceis hidrograficos, tintas lavaveis, toca cds,televisão,
7.2. Bibliografia de referencia
FREIRE. Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra. 1999.

GRAMSCI. Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

 KANT, I. “Resposta à pergunta: que é Esclarecimento” In: KANT, I. Textos seletos. Petrópolis.1998

PORTO, Marta. “Construindo o público a partir da cultura: gestão municipal e participação social”. Disponível em http://www.martaporto.com.br/dialogos/wp-content/uploads/2008/09/tex_construindo.pdf. Acesso em 27 de julho 2017.

SETUBAL, Maria Alice & ÉRNICA, Maurício. “Por que educação e cultura?” Cadernos Cenpec/Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária: Educação e cidade. n.1. São Paulo: Cenpec, 2006.

8. Anexos
8.1 Anexos


Nenhum comentário:

Postar um comentário