TRABALHO DA DISCIPLINA:
PROJETO CURRICULAR, PROGRAMA
E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
DESCOBRINDO COMO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
2017
Caio Werner Kramer
Erenilda Maria de Oliveira
Francisco das Chagas Marques da Silva Assis
João da Silva Costa
Data – 27/07/2017
INDÍCE
1.
Dados relativos da unidade didática-------------------------------------------------------04
1.1
Título--------------------------------------------------------------------------------------------04
1.2
Contexto----------------------------------------------------------------------------------------04
1.3 Requisitos
prévios---------------------------------------------------------------------------04
1.4 Introdução--------------------------------------------------------------------------------------04
2. dados relativos da
equipe----------------------------------------------------------------------04
2.1 Nome dos
docentes-------------------------------------------------------------------------04
2.2 Data da
realização---------------------------------------------------------------------------04
3. Objetivos da Unidade
Didática---------------------------------------------------------------------05
3.1 Objetivos do
Curso---------------------------------------------------------------------------05
3.2 Lista enumerada de
objetivos-------------------------------------------------------------05
4.
Tarefas/Atividades------------------------------------------------------------------------------------06
4.1 Tarefa de relação de
objetivos------------------------------------------------------------06
5.
Avaliação------------------------------------------------------------------------------------------------07
5.1 Tabela relação
objetivos--------------------------------------------------------------------07
6.
Temática-------------------------------------------------------------------------------------------------08
6.1 Lista de temas---------------------------------------------------------------------------------08
7
Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------------08
7.1 Materiais para o desenvolvimento da
unidade didática-----------------------------08
7.2 Bibliografia de referência-------------------------------------------------------------------08
8.
Anexos---------------------------------------------------------------------------------------------------08
PROTOCOLO – CONSTRUÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO
|
|
1. Dados relativos a UD
|
|
1.1 Titulo
|
DESCOBRINDO COMO
OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
|
1.2 Contexto
Centro educativo:
....................
Etapa:
.....................................
Ciclo: .......................................
Curso:
.....................................
Nr.de UDs do Curso:
..............
Nr. Desta UD:
.........................
Prazo destinado esta
UD: .......
|
Escola Estadual Eenilda
Kramer Marques da Costa
Educação e Cidadania
4 ciclo
Educação de Jovens e
Adultos-EJA
10
6
36 horas
|
1.3 Requisitos
Prévios
|
Nessa etapa serão trabalhadas as várias maneiras de relacionamento
com educação e como essas pessoas veem a educação ao seu redor. Para isso será
trabalhado temas como a importância da educação na nossa formação, como vemos
a educação que transforma nossa vida, que olhar devemos ter para podermos ver
a educação e como ela faz falta quando nós a deixamos de lado.
|
1.4 Introdução
|
Para nossos olhos a educação é de extrema importância e
para tanto devemos ter bons olhos ao vê-la e fazer com que a mesma nos veja
de forma única e essencial para que possamos crescer. Para tanto precisamos saber
se estamos “Descobrindo como Olhar para a Educação” para que ela nos guie na nossa
formaçao de cidadãos e como fazer a educação perpetuar no processo de
formação do homem, criando e mantendo a cultura, a civilidade, a cidadania e
o desevolvimento do homem, pelo homem e para o homem, pela educação.
|
2. Dados relativos a equipe docente
|
|
2.1 Nome dos docentes
que prepararam esta programação
|
Caio
Werner Kramer
Erenilda
Maria de Oliveira
Francisco
das Chagas Marques da Silva de Assis
João da
Silva Costa
|
2.2 Data em que se realizou
27/07/2017
|
Sera realiza em 9 semanas durante o desevolvimento da Unidade Didática numero 6 que dura 36
horas e esta dividida em 4 horas aulas semanais
|
|
|
|
|
|
|
3. Objetivos da UD
|
3.1 Objetivos
enumerados do curso ou módulo de que faz parte a UD
|
|
Objetivos do Curso ou Módulo
|
A
|
Levar a uma valorização da educação na nossa formação
cidadã
|
B
|
Descobrir como vemos a educação de forma geral na nossa
vida
|
C
|
Conhecer a cidadania e a educação e suas coerências no
processo ensino-aprendizagem
|
D
|
Descrever a importância da educação no desenvolvimento do
homem
|
E
|
Compreender como devemos olhar a educação e como ela faz
parte do nosso dia-a-dia
|
3.2 Lista numerada de
objetivos da UD
|
|
Objetivos do Curso
|
||||
Objetivos
da UD |
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
1
|
Valorização da
educação
|
Como a educação muda nossa vida
|
A cidadania esta buscando a educação
|
A educação e seu valor no meio societal
|
O valor que tem a educação na formação humana
|
2
|
As mudanças que trazem a
educação no dia-a-dia
|
A não educação e a não cidadania e seus problemas na
sociedade
|
Por que a devemos buscar a educação?
|
Refazendo um olhar sobre a educação e a sociedade
|
Reconstruindo a cultura pela pelo olhar da educação
|
3
|
Realizando um paralelo entre cidadania e educação e vendo
suas singularidades
|
Como a educação de forma ampla pode melhorar o
ensino-aprendizagem?
|
Vendo a educação por dentro com olhos de cidadão
|
Por que cultura, educação e cidadania andam juntas?
|
Ensinar e aprender com cidadãos de nossa comunidade
local.
|
4
|
Reescrever a educação e sua melhoria na sociedade atual
|
O homem sem educação e os perigos de parar no tempo
|
O crescimento da humanidade através dos passos da
educação
|
Sociedade e educação aliadas para melhorarem as novas
gerações
|
O homem sem a educação e a educação sem o homem. Como
seriam os dias atuais?
|
5
|
Olhares e olhares. Educação e formaçao humana e seus
multiplos aspectos
|
Como seriam nossos dias sem educação e cidadania?
|
Os olhos da educação se encontram como os nossos. Quem
piscaria primeiro?
|
Olhando sempre para não perder detalhes simples, mas, que
fazem diferença.
|
Um dia sem cultura, cidadania e educação. Será preciso
perder para valorizar?
|
4.
Tarefas / Atividades
|
4.1 Tarefa de relação de objetivos / tarefas
|
Objetivo Nr.
|
Tarefa encomendada
|
Tempo destinado à sua realização
|
Trabalho individual / cooperativo
|
1
|
Criando rodas de leituras na comunidade escolar
|
10 horas
|
Trabalho em equipe, uma vez que a mesma será para criar
rodas de leituras na escola
|
2
|
Produzindo livros de cordeis para falar da importância da
educação em nossa vida
|
12 horas
|
Trabalho individual e em grupo, para produzirem livros de
cordel onde se falara da importância da educação.
|
3
|
Debates em ciclo de palestra sobre como a educação influência
na nossa formação cidadã
|
4 horas
|
Palestras com professores e convidados para falar da
cidadania pela educação e vice-versa.
|
4
|
Produção de poemas e poesias e desenhos sobre como o
homem se desenvolveu atras de educação
|
8 horas
|
Alunos produziram poemas e poesias e desenhos sobre a
evolução do homem e da educação
|
5
|
Apresentação teatral dos alunos para a escola, comunidade
e convidados sobre como a educação é importante para a formação do homem.
|
2 horas
|
Produção teatral produzida por professores e apresentada
pelos alunos para comunidade local, convidados.
|
5.
Avaliação
|
5.1 Tabela relação objetivos / critérios de avaliação /
instrumento de avaliação
|
Objetivos Nr.
|
Critérios de Avaliação
|
Instrumentos de avaliação processo e % da nota deste
objetivo
|
Instrumentos de avaliação final e % da nota deste
objetivo
|
% da nota final
|
1
|
Pela leitura e pelos debates e argumentações
|
Desenvolvimentos dos debates e colocações, respeitando as
colocações de todos, que correspondem a 50% da nota.
|
Dialogação, perguntas e respostas, trabalho em conjunto,
que corresponderam a 50% da nota.
|
100% para quem mais se destacar e a porcentagem se
atribuirá a medida que se manifestem na roda de leitura.
|
2
|
Produção de livros no estilo literatura de cordel e
recitações dos mesmos no pátio da escola.
|
Criação e formatação do livro incluindo gravuras que
abordem o tema educação, equivale a 75% da nota.
|
Declamações do livro escrito sobre educação no sarau
realizado na escola, equivale a 25% da nota.
|
Pelo ato de coragem de escreverem e recitarem se
atribuira 100% da nota para quem realizar o trabalho.
|
3
|
Pelas perguntas feitas aos professores no ciclo de debate
sobre a educação e cidadania
|
Ao elaborarem perguntas sobre educação e cidadania, já
terão ganhos 100% do valor da nota
|
|
Ao elaborarem perguntas sobre educação e cidadania, j
ganhará 100% do valor da nota
|
4
|
Ao escreverem poemas, poesias e fazerem desenhos sobre a
evolução do homem pela educação.
|
Na mesma noite do sarau serão lidos cordeis e poemas e
poesias e apresentados os desenhos e
para os artistas 100% do valor da nota
|
|
Na mesma noite do sarau serão lidos cordeis e poemas e
poesias e apresentados os desenhos e
para os artistas 100% do valor da nota
|
5
|
Ao estudarem sobre a educação e sua importância para o
homem, se produziu uma peça teatral de 45 minutos e será apresentada no sarau
escolar
|
Pela coragem de serem atores por um dia e falarem da
importância que é a educação para nossa humanidade, no sarau escolar se encenará
com um espetáculo teatral “educação e nossos olhos” e para cada aluno ator
sera dado 100% da nota
|
|
Pela coragem de serem atores por um dia e falarem da
importância que é a educação para nossa humanidade, no sarau escolar se
encerará com um espetáculo teatral “educação e nossos olhos” e para cada
aluno ator sera dado 100% da nota
|
6.
Temático
|
6.1 Lista de temas a tratar e índice de cada um deles
|
1.. Valorização da educação na nossa formação cidadã
|
2. Como vemos a educação de forma geral na nossa vida
|
3.A cidadania e a educação e suas coerências no processo
ensino-aprendizagem
|
4. A importância da educação no desenvolvimento do homem
|
5. Como devemos olhar a educação e como ela faz parte do
nosso dia-a-dia
|
7.
Bibliografia
|
7.1 Materiais obrigatórios para o desenvolvimento da UD
|
Papel, canetas, livros, microfone, caixas de som,
aparelho de dvd, figurinos teatrais, computadores, impressoras, cds musicais,
cartolinas, pinceis hidrograficos, tintas lavaveis, toca cds,televisão,
|
7.2. Bibliografia de referencia
|
FREIRE. Paulo,
Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo.
Paz e Terra. 1999.
GRAMSCI. Antonio.
Os Intelectuais e a organização da cultura. 3ª Ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1979.
KANT, I. “Resposta à pergunta: que é
Esclarecimento” In: KANT, I. Textos seletos. Petrópolis.1998
PORTO, Marta.
“Construindo o público a partir da cultura: gestão municipal e participação
social”. Disponível em
http://www.martaporto.com.br/dialogos/wp-content/uploads/2008/09/tex_construindo.pdf.
Acesso em 27 de julho 2017.
SETUBAL, Maria
Alice & ÉRNICA, Maurício. “Por que educação e cultura?” Cadernos
Cenpec/Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária:
Educação e cidade. n.1. São Paulo: Cenpec, 2006.
|
8. Anexos
|
8.1 Anexos
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário