domingo, 3 de novembro de 2019


Nome e sobrenome(s) do aluno:

Erenilda Maria de Oliveira
Francisco das Chagas Marques da Silva Assis
Data:12/09/2017









Avaliação da Aprendizagem













PROPOSTA DE TRABALHO

Disciplina - Sociologia
Conteúdo – O trabalho na Juventude
Tema - O que o trabalho é para mim
Público Alvo - EJA
Tempo – 01 aula
As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo desde o final do século passado, determinaram mudanças profundas nas relações de trabalho. Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e as novas expectativas das empresas, que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Essas transformações atingem principalmente ao jovem que procura inserção no mercado do trabalho restrito e seletivo.  Vygotsky em suas muitas obras escritas alia a pscicologia a educação para trabalhar a formação de jovens e adultos, entre esses temas cita-se:
1.    As relações entre aprendizagem e desenvolvimento
2.    A mediação simbólica na aprendizagem
3.    A relação entre a aprendizagem na escola e a que acontece fora dela
4.    O papel da cultura na formação da inteligência.

            Essas relações são base para que o professor possa fazer uma interligação entre aluno e o conhecimento. Sendo assim uma forte ligação do conhecimento que não será só temporário para o estudante, mas, definitivo para o cidadão.
 Objetivo:
Propor discussão sobre o trabalho em nossa sociedade para que os alunos percebam que as produções são diferentes, porque as pessoas são diferentes.
Debater sobre qual é o papel de cada indivíduo dentro e fora da escola.


Metodologia:
Com uma conversa informal, se contará historias sobre como cada  jovem deve se  lembrar de suas experiências de trabalho ou de seus familiares e das pessoas com as quais trabalharam e os momentos bons e desagradáveis que vivenciaram. O que sentiram e que significado esses momentos tiveram.
A medida que as histórias forem sendo contadas serão arquivadas em um diário e depois cada um terá sua história recontada por outros aluno e por eles mesmo, sendo que individualmente eles deverão mostrar o que pensam ou sentem sobre o que é trabalho por meio de desenho, modelado em argila, massa de modelar ou colagem.
Para que os alunos sejam estimulados a falar suas experiências de trabalho serão anotadas em uma folha de papel, colada na parede, aspectos enfatizados pelos jovens, depois haverá  uma discussão coletiva enfatizando que as experiências e produções  iguais e desiguais, chamando a atenção para as diferenças entre elas.
Recurso Didático
Papel metro, cartolina, cola, tesoura, argila, massa de modelar, pincel atômico, lápis preto borracha, lápis de cor, borracha tinta guache, revista para recortar, caixas de fósforo vazia, palitos, garrafas plásticas, tampinha, rolo de papel higiênico, barbante e caixa de sapato, lousa ou papel colado na parede.
Avaliação
Avaliação com o método tecnológico
1-    Critérios de avaliação: O que será avaliado?
A participação dos alunos durante a construção das ideias
A centralização da ideia do objeto criado
A exposição do significado do objeto exposto pelo aluno.
2-     Instrumentos utilizados
Debate- Permite a interação, troca de ideia, compreender a ideia do outro, ampliando o conhecimento do assunto discutido.




Questionário-
De acordo com o debate responda: coloque V para verdadeiro ou F para falso as seguintes afirmações. 
(    ) É dever da  criança,  trabalhar para sustentar a família.
(    ) No Brasil o primeiro emprego com carteira assinada está sendo difícil.
(   ) As vagas para o primeiro emprego são suficientes para atender a todo jovem.
(    ) O salário do primeiro emprego supri todas as necessidades do jovem.

          Avaliação com o método construtivista.
1-    Critérios de avaliação: O que será avaliado?
 A participação dos alunos durante a construção das ideias.
 A centralização da ideia do objeto criado.
 A exposição do significado do objeto exposto pelo aluno.
 A capacidade de fazer perguntas e a qualidade das respostas.
 A troca de experiências entre estudantes no grupo de discursão e a construção de conhecimento.
2-    Instrumentos utilizados:
Debate em equipe: domínio do tema abordado
A crítica construtiva sobre a realidade da vida profissional.















Considerações Finais

Análise das duas propostas e posicionamento crítico sobre o método mais adequado para a situação de aprendizagem proposta.
De fato os dois métodos são eficazes, porém, o método construtivista vai além de uma conclusão de ideias, ele desperta no estudante uma forma de criar suas respostas, construir seus métodos de aprendizagem, cria, recria, constrói, formula e reformula suas ideias apoiando-se em outras ideias e assim contruoi sua aprendizagem, contando com a ajuda do professor, de outras fontes de aprendizagem, deixando sólido seu conhecimento.
Com o construtivismo, a aprendizagem não é somente uma colocação de ideias pelo professor, mas, uma formação de conhecimento do aluno embasado em outros teóricos, deixando claro uma aprendizagem e não uma mera reprodução de conhecimentos. Nessa metodologia construtivista, a aprendizagem deve ser colocada ao seu tempo, nem tão depressa, nem tão lento, pois mediante Piaget: “a educação consiste em acelerar a sucessão dos estágios de desenvolvimentos, mas, que havendo excesso de rapidez, é tão prejudicial quanto uma acentuada lentidão” (Piaget, 1984).
Apressar os passos da aprendizagem é fazer uma precipitação e envolver o aluno em um ciclo de conhecimentos que não lhes é introduzido de forma prévia. Assim como retardar esse ensino é deixar o aluno para trás sem lhes dar o sabor de aprender.
Saber criar e recriar é estabelecer regras que possam ser seguida, entendida e repassada aos demais, e assim criar um ciclo eterno de aprendizagem, criando uma conexão entre linguagem e pensamento, interlingando aprendizagem e desenvolvimento e acorrentando meio-sócio cultural e desenvolvimento. Proporcionando a formação de um indivíduo em cidadão, e assim recriando o ciclo eterno da educação.





Referência:
PIAGET. Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro. Ed. LJO. 1984
VYGOTSKY.L.S. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. Lisboa. Editorial Estampa.1977


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