Nome e sobrenome(s) do aluno:
Erenilda Maria de Oliveira
Francisco das Chagas Marques da Silva Assis
Data:12/09/2017
Avaliação da Aprendizagem
PROPOSTA DE
TRABALHO
Disciplina - Sociologia
Conteúdo – O trabalho na Juventude
Tema - O que o trabalho é para mim
Público Alvo - EJA
Tempo – 01 aula
As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo
desde o final do século passado, determinaram mudanças profundas nas relações
de trabalho. Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e as novas
expectativas das empresas, que agora enfrentam mercados globalizados,
extremamente competitivos. Essas transformações atingem principalmente ao jovem
que procura inserção no mercado do trabalho restrito e seletivo. Vygotsky em suas muitas obras escritas alia a
pscicologia a educação para trabalhar a formação de jovens e adultos, entre
esses temas cita-se:
1. As relações entre aprendizagem e
desenvolvimento
2. A mediação simbólica na
aprendizagem
3. A relação entre a aprendizagem na
escola e a que acontece fora dela
4. O papel da cultura na formação da
inteligência.
Essas relações são base para que o
professor possa fazer uma interligação entre aluno e o conhecimento. Sendo
assim uma forte ligação do conhecimento que não será só temporário para o
estudante, mas, definitivo para o cidadão.
Objetivo:
Propor discussão sobre o trabalho em nossa sociedade para que os alunos
percebam que as produções são diferentes, porque as pessoas são diferentes.
Debater sobre qual é o papel de cada indivíduo dentro e fora da escola.
Metodologia:
Com uma conversa informal, se contará historias sobre como cada jovem deve se
lembrar de suas experiências de trabalho ou de seus familiares e das
pessoas com as quais trabalharam e os momentos bons e desagradáveis que
vivenciaram. O que sentiram e que significado esses momentos tiveram.
A medida que as histórias forem sendo contadas serão arquivadas em um diário
e depois cada um terá sua história recontada por outros aluno e por eles mesmo,
sendo que individualmente eles deverão mostrar o que pensam ou sentem sobre o
que é trabalho por meio de desenho, modelado em argila, massa de modelar ou
colagem.
Para que os
alunos sejam estimulados a falar suas experiências de trabalho serão anotadas
em uma folha de papel, colada na parede, aspectos enfatizados pelos jovens,
depois haverá uma discussão coletiva enfatizando
que as experiências e produções iguais e
desiguais, chamando a atenção para as diferenças entre elas.
Recurso Didático
Papel metro, cartolina, cola, tesoura, argila, massa de modelar, pincel
atômico, lápis preto borracha, lápis de cor, borracha tinta guache, revista
para recortar, caixas de fósforo vazia, palitos, garrafas plásticas, tampinha,
rolo de papel higiênico, barbante e caixa de sapato, lousa ou papel colado na
parede.
Avaliação
Avaliação com o método tecnológico
1-
Critérios de avaliação: O que será avaliado?
A participação dos alunos durante a construção das ideias
A centralização da ideia do objeto criado
A exposição do significado do objeto exposto pelo aluno.
2- Instrumentos
utilizados
Debate- Permite a interação, troca de
ideia, compreender a ideia do outro, ampliando o conhecimento do assunto
discutido.
Questionário-
De acordo com o debate responda: coloque V para verdadeiro
ou F para falso as seguintes afirmações.
( ) É dever
da criança, trabalhar para sustentar a família.
( ) No Brasil o
primeiro emprego com carteira assinada está sendo difícil.
( ) As vagas para o
primeiro emprego são suficientes para atender a todo jovem.
( ) O salário do primeiro emprego supri todas
as necessidades do jovem.
Avaliação
com o método construtivista.
1- Critérios de avaliação: O que será avaliado?
A participação dos
alunos durante a construção das ideias.
A centralização da
ideia do objeto criado.
A exposição do
significado do objeto exposto pelo aluno.
A capacidade de
fazer perguntas e a qualidade das respostas.
A troca de
experiências entre estudantes no grupo de discursão e a construção de conhecimento.
2- Instrumentos utilizados:
Debate em equipe: domínio do tema abordado
A crítica construtiva sobre a realidade da vida
profissional.
Considerações Finais
Análise
das duas propostas e posicionamento crítico sobre o método mais adequado para a
situação de aprendizagem proposta.
De
fato os dois métodos são eficazes, porém, o método construtivista vai além de
uma conclusão de ideias, ele desperta no estudante uma forma de criar suas
respostas, construir seus métodos de aprendizagem, cria, recria, constrói,
formula e reformula suas ideias apoiando-se em outras ideias e assim contruoi
sua aprendizagem, contando com a ajuda do professor, de outras fontes de
aprendizagem, deixando sólido seu conhecimento.
Com o construtivismo, a aprendizagem não é somente uma
colocação de ideias pelo professor, mas, uma formação de conhecimento do aluno
embasado em outros teóricos, deixando claro uma aprendizagem e não uma mera
reprodução de conhecimentos. Nessa metodologia construtivista, a aprendizagem
deve ser colocada ao seu tempo, nem tão depressa, nem tão lento, pois mediante
Piaget: “a educação consiste em acelerar a sucessão dos estágios de
desenvolvimentos, mas, que havendo excesso de rapidez, é tão prejudicial quanto
uma acentuada lentidão” (Piaget, 1984).
Apressar os passos da aprendizagem é fazer uma
precipitação e envolver o aluno em um ciclo de conhecimentos que não lhes é
introduzido de forma prévia. Assim como retardar esse ensino é deixar o aluno
para trás sem lhes dar o sabor de aprender.
Saber criar e recriar é estabelecer regras que possam
ser seguida, entendida e repassada aos demais, e assim criar um ciclo eterno de
aprendizagem, criando uma conexão entre linguagem e pensamento, interlingando
aprendizagem e desenvolvimento e acorrentando meio-sócio cultural e
desenvolvimento. Proporcionando a formação de um indivíduo em cidadão, e assim
recriando o ciclo eterno da educação.
Referência:
PIAGET. Jean. Para
onde vai a educação? Rio de Janeiro. Ed. LJO. 1984
VYGOTSKY.L.S. Aprendizagem
e desenvolvimento na idade escolar. Lisboa. Editorial Estampa.1977
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