ATIVIDADES
PRÁTICAS:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ATIVIDADES
PRÁTICAS
1-
Descrever
a ideia inicial da dissertação de mestrado, detalhando os elementos que se
indicam:
Tema.
INTERCULTURALIDADE: uma realidade que permeia a educação, rompe barreiras e
interliga sociedade e escola
A interculturalidade é uma forma de respeito
pelas suas diferenças e uma grande maneira de mudar o que se pensa sobre as
culturas dos outros, Candau (2001) alerta para a escola que oferece mecanismo
didáticos para trabalhar com a diversidade para que a mesma seja reconhecida e
conhecida como benefícios pedagógicos e assim interligar cidadania e educação e
provocando mudanças benéficas.
Para Serpa (2001) a escola deve criar uma
maneira própria através de nossa própria realidade. Sá e Cortez (2012) coloca
em discussão que o saber sobre a interculturalidade deva ser um grande desafio
para a contemporaneidade quando se fala de trabalho do professor. E essas
diferenças que são citadas por Fleuri (2003) que põe a escola como um grande
palco de diferenças e com capacidades de ser um espaço capaz de produzir
mudanças.
A cultura local é uma grande aprendizagem e
que ganha destaque com a Constituição de 1988 e institui a educação indígena
com a educação bilíngue. Toda cultura tem seus conteúdos e costumes pré dados e
de acordo com Bhabha (1998) são reconhecidos como empíricos.
-
Objetivo geral.
Indagar aos professores e alunos como a Interculturalidade é vista na sala
de aula e como ela se refletiria na sociedade se todos aprendessem a respeitar
os outros pelas suas diferenças.
-
Resultado que se pretende obter (considerar se serão resultados de
valor teórico, metodológico, prático ou social).
Em uma universidade que forma professor é preciso que a cultura
universal seja um ponto muito discutido e debatido entre alunos e professores
para que seja trabalhada de forma clara as diferenças e como o respeito pelo
outro é fundamental.
Uma conversa formal com professores e alunos para identificar as razões
as quais a cultura é importante para a nossa formação cidadã e como ela deve
ser trabalhada na sala de aula para construir um ciclo de respeito pelas
pessoas que são diferentes em todos os aspectos.
-
Conceptualização de variáveis ou categorias que se pretendem abordar
no marco teórico.
Para um trabalho intitulado:
INTERCULTURALIDADE: uma realidade que permeia a educação, rompe barreiras e
interliga sociedade e escola
1.
O uso da interculturalidade na sala de aula
como ponto de formação e cidadania
2.
As diferenças entre povos e suas
singularidades e a construção do respeito pela educação
-
O conhecimento através da educação sobre
culturas e multiculturas
-
Tipo de estudo que se pretende realizar, segundo os critérios apresentados
na disciplina[1].
Dentro de uma conversa formal, será aplicado um questionário sobre a
importância da Interculturalidade e da multicultura na educação e como se
devera trabalhar para que o respeito pelas diferenças seja tratado diretamente
no processo ensino-aprendizagem. Isso tornara válido as tentativas de se
concretizar o trabalho, pois está dentro da metodologia da pesquisa que a
tornará uma pesquisa mista, ou seja qualitativa e quantitava.
-
Lista de 5 referências dos últimos 3 anos (artigos, teses,
dissertações ou livros), que sejam antecedentes importantes para continuar
refinando a ideia inicial da dissertação de mestrado.
-
AZIBEIRO.
N. E. Educação Intercultural e Comunidade de Periferia: limiares da formação de
educadoras. Tese de Doutorado. Florianópolis. Santa Catarina.
-
CANDAU. V. M. F. Interculturalidade e educação
na américa latina: uma construção
plural, original e complexa. Artigo. Revista Diálogo Educativo. Vol. 10. Nº 29.
Pag. 151-169
-
DANTAS.
Sylvia Duarte. Diálogos interculturais: reflexões interculturais e interações
psicossociais. São Paulo. Instituto de estudos da Universidade de São Paulo.
2013
-
GONÇALVES. A. L. N. Interculturalidade na educação brasileira: a
inserção de bolivianos em escolas públicas paulistanas. Dissertação de
mestrado. Universidade Nove de Julho.
Uninove. São Paulo. 2014.
-
RAMOS.
N. Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural − políticas e
estratégias de promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão.
Nº 20. Pag. 9-32
-
[1] Critérios para classificar um estudo:
-Segundo o tipo de
problema: teórico, prático, teórico-prático, metodológico.
-Segundo o tipo de pesquisa:
descritiva, correlacional, explicativa ou de diferença (comparativa entre
grupos ou populações).
-Segundo o tipo de
metodologia: quantitativa, qualitativa ou mista.
-Segundo o planejamento: experimental, não
experimental longitudinal, não experimental transversal.
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