domingo, 3 de novembro de 2019

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA :ATIVIDADES PRÁTICAS


ATIVIDADES PRÁTICAS:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA



ATIVIDADES PRÁTICAS
1-    Descrever a ideia inicial da dissertação de mestrado, detalhando os elementos que se indicam:
Tema. INTERCULTURALIDADE: uma realidade que permeia a educação, rompe barreiras e interliga sociedade e escola
A interculturalidade é uma forma de respeito pelas suas diferenças e uma grande maneira de mudar o que se pensa sobre as culturas dos outros, Candau (2001) alerta para a escola que oferece mecanismo didáticos para trabalhar com a diversidade para que a mesma seja reconhecida e conhecida como benefícios pedagógicos e assim interligar cidadania e educação e provocando mudanças benéficas.
Para Serpa (2001) a escola deve criar uma maneira própria através de nossa própria realidade. Sá e Cortez (2012) coloca em discussão que o saber sobre a interculturalidade deva ser um grande desafio para a contemporaneidade quando se fala de trabalho do professor. E essas diferenças que são citadas por Fleuri (2003) que põe a escola como um grande palco de diferenças e com capacidades de ser um espaço capaz de produzir mudanças.
A cultura local é uma grande aprendizagem e que ganha destaque com a Constituição de 1988 e institui a educação indígena com a educação bilíngue. Toda cultura tem seus conteúdos e costumes pré dados e de acordo com Bhabha (1998) são reconhecidos como empíricos. 
-   Objetivo geral.
Indagar aos professores e alunos como a Interculturalidade é vista na sala de aula e como ela se refletiria na sociedade se todos aprendessem a respeitar os outros pelas suas diferenças.

-   Resultado que se pretende obter (considerar se serão resultados de valor teórico, metodológico, prático ou social).

Em uma universidade que forma professor é preciso que a cultura universal seja um ponto muito discutido e debatido entre alunos e professores para que seja trabalhada de forma clara as diferenças e como o respeito pelo outro é fundamental.
Uma conversa formal com professores e alunos para identificar as razões as quais a cultura é importante para a nossa formação cidadã e como ela deve ser trabalhada na sala de aula para construir um ciclo de respeito pelas pessoas que são diferentes em todos os aspectos.
-   Conceptualização de variáveis ou categorias que se pretendem abordar no marco teórico.
  Para um trabalho intitulado: INTERCULTURALIDADE: uma realidade que permeia a educação, rompe barreiras e interliga sociedade e escola
1.     O uso da interculturalidade na sala de aula como ponto de formação e cidadania
2.     As diferenças entre povos e suas singularidades e a construção do respeito pela educação
-          O conhecimento através da educação sobre culturas e multiculturas

-   Tipo de estudo que se pretende realizar, segundo os critérios apresentados na disciplina[1].
Dentro de uma conversa formal, será aplicado um questionário sobre a importância da Interculturalidade e da multicultura na educação e como se devera trabalhar para que o respeito pelas diferenças seja tratado diretamente no processo ensino-aprendizagem. Isso tornara válido as tentativas de se concretizar o trabalho, pois está dentro da metodologia da pesquisa que a tornará uma pesquisa mista, ou seja qualitativa e quantitava.
-   Lista de 5 referências dos últimos 3 anos (artigos, teses, dissertações ou livros), que sejam antecedentes importantes para continuar refinando a ideia inicial da dissertação de mestrado.
-   AZIBEIRO. N. E. Educação Intercultural e Comunidade de Periferia: limiares da formação de educadoras. Tese de Doutorado. Florianópolis. Santa Catarina.
-    CANDAU. V. M. F. Interculturalidade e educação na américa latina: uma       construção plural, original e complexa. Artigo. Revista Diálogo Educativo. Vol. 10. Nº 29. Pag. 151-169
-   DANTAS. Sylvia Duarte. Diálogos interculturais: reflexões interculturais e interações psicossociais. São Paulo. Instituto de estudos da Universidade de São Paulo. 2013
-   GONÇALVES. A. L. N. Interculturalidade na educação brasileira: a inserção de bolivianos em escolas públicas paulistanas. Dissertação de mestrado. Universidade Nove de Julho.  Uninove. São Paulo. 2014.
-   RAMOS. N. Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural − políticas e estratégias de promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão. Nº 20. Pag. 9-32

-    


[1] Critérios para classificar um estudo:
-Segundo o tipo de problema: teórico, prático, teórico-prático, metodológico.
-Segundo o tipo de pesquisa: descritiva, correlacional, explicativa ou de diferença (comparativa entre grupos ou populações).
-Segundo o tipo de metodologia: quantitativa, qualitativa ou mista.
-Segundo o planejamento: experimental, não experimental longitudinal, não experimental transversal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário