segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PEDAGOGIA UERÊ-MELLO


A pedagogia Uerê-Mello é o resultado de mais de 30 anos de pesquisa em diversos países e com 3.000 crianças nas ruas e favelas na cidade do Rio de Janeiro. E como política pública atinge um número considerável de alunos na rede pública do Rio de Janeiro.
A pedagogia é especializada nos problemas abaixo mencionados e melhora ou resolve os problemas apresentados por essas crianças na área cognitiva: memória, foco, linguagem falada e escrita, associações, atenção, concentração, rapidez de raciocínio e lógica do pensamento, leitura, raciocínio analítico, matemática e comportamento, equilíbrio da inteligência emocional.
Descrição: logotipo-pedagogia-uerê-melloO principal objetivo da pedagogia UERÊ-MELLO é o de influenciar, de maneira positiva, as fases de transformações da infância e da adolescência de uma população exposta a conflitos constantes, com distorções ocasionadas por situações de riscos e traumas que impedem que desenvolvam suas potencialidades vitais. Traumas que podem interromper o crescimento e o desenvolvimento físico e mental e repercutir para o resto de suas vidas. Nosso método também visa proporcionar aos alunos o conhecimento dos seus processos mentais, do seu biorritmo e do seu grau de compreensão.
Os problemas apresentados pelas crianças que chegam ao PROJETO UERÊ constituem o reflexo de um conjunto de sintomas que são a resposta psicológica e biológica diante de fatos traumáticos que modificam o seu quotidiano.
A pedagogia proposta é baseada primeiramente no conceito de associação da mente com a emoção, na plasticidade cerebral, na rapidez da absorção das informações com conteúdos curriculares explicados de maneira bastante simples, sistematizados e em curtos períodos em sala de aula.
Para isso, se faz necessário que educadores entendam o funcionamento do cérebro, para compreender as variações do aprendizado e não etiquetar crianças sãs como doentes, só porque não conseguem seguir um ritmo que lhes foi imposto.
Uma criança ou jovem traumatizado por qualquer tipo de violência vai apresentar uma disfunção dos circuitos que vai afetar toda sua parte cognitiva e emocional. É nesse nível celular que os distúrbios de aprendizagem acontecem. Um período de trauma na infância leva a um atraso e desordem na parte cognitiva humana.
A pedagogia se baseia e é focada nas dificuldades do aluno e sua compreensão dessas dificuldades, visando potencializar o cérebro no seu desenvolvimento saudável. Existe a inteligência inata, questões genéticas que pertencem ao indivíduo. Mas a inteligência sozinha não leva a um total desenvolvimento de seu potencial.
No PROJETO UERÊ, as estratégias de aprendizado são definidas com base na vida e nas emoções quotidianas das crianças, com o propósito de facilitar a compreensão. Criamos também um sistema que chamamos “Bolhas”. Educamos as crianças e jovens para funcionar dentro de diversas bolhas: casa, escola, lazer, trabalho, amizades, amor.
Essas bolhas estão sempre sobre nossas cabeças e o segredo é não deixá-las nunca cair e estourarem. Cada bolha é uma faceta da vida e eles aprendem a circular dentro e entre elas.
Esse é o equilíbrio da vida que tentamos passar para que os Uerês se tornem pessoas mais felizes.
Nossos principais critérios, do ponto de vista de ensino, são:
12 momentos em sala de aula
·   Oralidade em todas a aulas antes dos exercícios escritos
·   Processo de aprendizado com compreensão de maneira mais interativa
·   Divisão da classe em grupos para os exercícios orais: os grupos variam no dia-a-dia: os exercícios orais não só melhoram o armazenamento como irrigam melhor o cérebro (glicose e oxigênio).
Enfoque no individual e no emocional:
·   Corpo-mente
·   Espaço-tempo
·   Sujeito-objeto
Usamos algumas estratégias para melhorar o aprendizado:
·   Organização e aceleração da mente
·   Monitoramento constante
·   Organização do ambiente
·   Divisão do estudo em uma ordem pré-estabelecida na pedagogia
·   Revisão dos conteúdos sempre que necessário
A pedagogia UERÊ-MELLO é baseada no tempo em que se pode prender a atenção do aluno com armazenamento da informação com qualidade. Qualidade significa aprender e reter. No caso de criança em zonas de risco, isso é importantíssimo.
O tempo em sala de aula é dividido em 12 momentos. Todos os momentos não devem ultrapassar os 20 minutos exceto as aulas extracurriculares.
O livro da pedagogia Uerê-Mello foi patrocinado pela Peugeot e ainda não se encontra nas livrarias. Brevemente isso acontecerá. Até lá, encomendas do livro podem ser feitas no telefone do projeto Uerê comLiliane: (021) 38816219

Nenhum comentário:

Postar um comentário