A
pedagogia Uerê-Mello é o resultado de mais de 30 anos de pesquisa em diversos
países e com 3.000 crianças nas ruas e favelas na cidade do Rio de Janeiro. E
como política pública atinge um número considerável de alunos na rede pública
do Rio de Janeiro.
A
pedagogia é especializada nos problemas abaixo mencionados e melhora ou resolve
os problemas apresentados por essas crianças na área cognitiva: memória, foco,
linguagem falada e escrita, associações, atenção, concentração, rapidez de
raciocínio e lógica do pensamento, leitura, raciocínio analítico, matemática e
comportamento, equilíbrio da inteligência emocional.
O principal objetivo da pedagogia
UERÊ-MELLO é o de influenciar, de maneira positiva, as fases de transformações
da infância e da adolescência de uma população exposta a conflitos constantes,
com distorções ocasionadas por situações de riscos e traumas que impedem que
desenvolvam suas potencialidades vitais. Traumas que podem interromper o
crescimento e o desenvolvimento físico e mental e repercutir para o resto de
suas vidas. Nosso método também visa proporcionar aos alunos o conhecimento dos
seus processos mentais, do seu biorritmo e do seu grau de compreensão.
Os
problemas apresentados pelas crianças que chegam ao PROJETO UERÊ constituem o
reflexo de um conjunto de sintomas que são a resposta psicológica e biológica
diante de fatos traumáticos que modificam o seu quotidiano.
A
pedagogia proposta é baseada primeiramente no conceito de associação da mente
com a emoção, na plasticidade cerebral, na rapidez da absorção das informações
com conteúdos curriculares explicados de maneira bastante simples,
sistematizados e em curtos períodos em sala de aula.
Para isso,
se faz necessário que educadores entendam o funcionamento do cérebro, para
compreender as variações do aprendizado e não etiquetar crianças sãs como
doentes, só porque não conseguem seguir um ritmo que lhes foi imposto.
Uma
criança ou jovem traumatizado por qualquer tipo de violência vai apresentar uma
disfunção dos circuitos que vai afetar toda sua parte cognitiva e emocional. É
nesse nível celular que os distúrbios de aprendizagem acontecem. Um período de
trauma na infância leva a um atraso e desordem na parte cognitiva humana.
A
pedagogia se baseia e é focada nas dificuldades do aluno e sua compreensão
dessas dificuldades, visando potencializar o cérebro no seu desenvolvimento
saudável. Existe a inteligência inata, questões genéticas que pertencem ao
indivíduo. Mas a inteligência sozinha não leva a um total desenvolvimento de
seu potencial.
No PROJETO
UERÊ, as estratégias de aprendizado são definidas com base na vida e nas
emoções quotidianas das crianças, com o propósito de facilitar a compreensão.
Criamos também um sistema que chamamos “Bolhas”. Educamos as crianças e jovens
para funcionar dentro de diversas bolhas: casa, escola, lazer, trabalho,
amizades, amor.
Essas
bolhas estão sempre sobre nossas cabeças e o segredo é não deixá-las nunca cair
e estourarem. Cada bolha é uma faceta da vida e eles aprendem a circular dentro
e entre elas.
Esse é o
equilíbrio da vida que tentamos passar para que os Uerês se tornem pessoas mais
felizes.
Nossos principais critérios, do ponto
de vista de ensino, são:
12 momentos em sala de aula
·
Oralidade em todas a aulas antes dos
exercícios escritos
·
Processo de aprendizado com compreensão
de maneira mais interativa
·
Divisão da classe em grupos para os
exercícios orais: os grupos variam no dia-a-dia: os exercícios orais não só
melhoram o armazenamento como irrigam melhor o cérebro (glicose e oxigênio).
Enfoque no individual e no emocional:
·
Corpo-mente
·
Espaço-tempo
·
Sujeito-objeto
Usamos algumas estratégias para
melhorar o aprendizado:
·
Organização e aceleração da mente
·
Monitoramento constante
·
Organização do ambiente
·
Divisão do estudo em uma ordem
pré-estabelecida na pedagogia
·
Revisão dos conteúdos sempre que
necessário
A
pedagogia UERÊ-MELLO é baseada no tempo em que se pode prender a atenção do
aluno com armazenamento da informação com qualidade. Qualidade significa
aprender e reter. No caso de criança em zonas de risco, isso é importantíssimo.
O tempo em
sala de aula é dividido em 12 momentos. Todos os momentos não devem ultrapassar
os 20 minutos exceto as aulas extracurriculares.
O livro da
pedagogia Uerê-Mello foi patrocinado pela Peugeot e ainda não se encontra nas
livrarias. Brevemente isso acontecerá. Até lá, encomendas do livro podem ser
feitas no telefone do projeto Uerê comLiliane: (021) 38816219
Nenhum comentário:
Postar um comentário