sábado, 19 de maio de 2012

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Introdução


 O estagio supervisionado na escola é uma questão decisiva para a formação do profissional da educação, já que estabelece a relação entre teoria e pratica, possibilitando que o educador ao entrar na sala de aula tenha uma posição critica diante as dificuldades existentes no contexto escolar.
Este trabalho foi realizado através da observação em escola de ensino infantil, sendo que se relata as experiências e atividades vivenciadas na observação dentro do estagio supervisionado na escola, sendo este uma das etapas que compreende o curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade estadual do Piauí.
O relatório de observação do estágio supervisionado estabelece a relação de ser uma ferramenta de registro fundamental para o profissional e pessoal acadêmico, pois nele são apontados de forma crítica os momentos de conflitos e diversidades existentes no contexto escolar durante a observação. Alem de ser uma fonte de pesquisa, em que tem como propósito instigar o leitor a pensar e repensar sobre o processo de ensino-aprendisazagem e as metodologias que são aplicadas na atualidade escolar.
A seguir serão relatadas as contribuições das observações na Escola de Ensino Infantil Tia Mirtes, realizado do dia 23 a 27 de maio de 2012.










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O estagio de observação foi realizado na escola de Educação Infantil Tia Mirtes localizada na Rua Osvaldo cruz nº 922, bairro Pindorama, CEP 64215-440, telefone (orelhão) 3322-6540, email, escolatiamirtes@gmail.com, estabelecimento de caráter publico que atende o ensino na modalidade de educação infantil do infantil III ate o infantil V, distribuídos nos turnos matutinos e vespertinos.


Quanto à situação física.

 A escola Tia Mirtes, a construção da escola é de do tipo alvenaria, funciona como escola desde 1983, o piso esta em estado razoável, teto, paredes, portas e janelas também, suas instalações tanto elétricas como hidráulicas estão precisando de pequenos reparos. E a escola é um pouco arejada. As dependências da escola são: uma sala de direção quatro salas de aulas todas muito pequenas, dois banheiros que necessitam de reparos e uma cozinha pequena. Sobre as condições materiais a escola dispõe de 60 cadeirinhas e 18 mesas bem conservadas, 5 mesas de apoio para professores, 6 cadeiras, 6 armários de aço, sendo que os armários precisam ser trocados, 3 estantes de aço na sala de direção, para acomodar jogos e brinquedos, um birô em péssimas condições na sala de direção, uma geladeira, um freezer , um fogão industrial que precisam ser trocados e uma estante de madeira.de acordo com o quadro pessoal da escola, toda a estrutura é administrada por uma gestora, uma supervisora pedagógica, uma supervisora da merenda, seis professoras, uma zeladora, uma merendeira e três vigias. Sobre os recursos audiovisuais existem um aparelho de televisão, um aparelho de DVD, um aparelho de som, um computador, estando os mesmos em ótimas condições de uso.a escola não dispõe de uma biblioteca mais existe uma coleção de 65  de livros infantis.
A responsável pela escola é a diretora Erika de brito costa, os critérios utilizados pelos dirigentes da escola, são a participação, a cooperação e a democracia. E existe sempre a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pelas escolas. E dentro da escola existe o conselho escolar participando de forma ativa. A escola atende atualmente 102 alunos matriculados, sendo pela manha 15 no infantil III, 16 no infantil IV, 10 no infantil V e 13 no infantil V, pelo turno tarde, 12 no infantil IV, 10 no infantil IV, 13no  infantil V e 13 no infantil V. as turmas são distruibidas por idade que é estabelecida pela SEDUC e organizada pelo gestor. Por a questão de numero sete da situação administrativa esta mal elaborada, a gestora não soube definir se era sobre ao gênero sexual ou se era por idade, mais acreditamos que se trate sobre o gênero sexual, por tanto definimos as salas como mistas. A recepção dos alunos tanto quanto matricula e primeiros dias de aula são seguidos de acordo com o que ordens da e o calendário da SEDUC. Quanto o controle dos alunos no intervalo, as crianças brincam no pátio sob a supervisão das professoras q eu quando necessário são controladas. A escola recebe crianças com todas as deficiências e trabalha para fazer a integração das mesmas com os outros alunos e atualmente em uma mental e motora e uma ainda não diagnosticada e baseada na lei 9394/96 a escola faz questão de trabalhar a inclusão como uma das suas metas.o relacionamento entre docentes, dicentes e coordenação  acontece de forma tranquila, sendo que todos cumprem com suas obrigações.os alunos de acordo com a gestora não participam de nenhum programa oferecido pelo governo, mais acreditamos que a se não todos mais a grande maioria  dos alunos participam do bolsa família.a participação dos alunos se da de forma satisfatória pois os professores os orientam sempre. A escola atende nos horários do turno da manha das sete às onze horas, (sendo que, as crianças entram as sete horas e trinta minutos   horas e saem as dez horas e trinta minutos) e no turno tarde entram as as treze horas e saem as dezessete horas (sendo que entra as treze horas e trinta minutos e saem as dezesseis horas e trinta minutos). Sendo oferecida aos estudantes a merenda escolar que é lhes é garantindo com a lei.


Situação na sala de aula.


A turma é composta por 15 estudantes, com faixa etária de três anos, com predominância do sexo feminino, com a situação familiar algumas bem estruturadas e outras em desequilíbrio, mas a grande maioria esta numa faixa de ascensão, sendo que moram em casas de alvenaria e quase todos os pais trabalham. Apenas uma criança apresentou dificuldade de aprendizagem. E todos levam para casa as tarefas referentes à aula do dia. O planejamento de ensino se adéqua a faixa etária dos alunos, de forma que cada aluno tenha uma ótima aprendizagem, pois as atividades foram todas desenvolvidas de acordo com o planejamento da professora, pois a cada dia tinha uma nova atividade era feito na sala e estava de acordo com os planejamentos. Enquanto a atuação pedagógica da professora acontece de forma clara e objetiva, pois a mesma coloca a sua liderança, as técnicas, a sua linguagem, de forma clara a fazer com que o aluno mesmo pequeno entenda que estão ali para aprender. Ela utiliza recursos visuais como fantoches, caixa de areia, livros, painéis, e controla os alunos de forma segura sem agressão e com uma disciplina branda mais o suficiente para que os mesmo possam compreender de forma clara, avalia os estudantes de maneira coesa, atribuindo algumas palavras como lindo, bonito, ou quando aluno não faz a tarefa com um ponto de interrogação advertindo-o de forma verbal a criança e manda aos pais  um bilhetinho. Com relação ao relacionamento aluno-professor professor-aluno, percebe-se uma grande troca de afeto, carinho e respeito alem do prazer de ensinar. Sobre as características pessoais do professor, demonstra amor, paciência, respeito às fases da criança, criatividade e muita vontade de querer alfabetizar.


Situação pedagógica


Nas situações pedagógicas os eixos curriculares são denominados a parti da necessidade da escola, e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais,  escola atende nos período da manha e tarde e conta com 102 alunos matriculados no infantil III, IV e V.  a orientação dos professores é baseada na LDB, PCN´s, e o PPP da escola. O PPP foi elaborado pela comunidade escolar. A decisão do currículo é definida pela SEDUC e a escola faz as adequações necessárias. Sobre os programas aplicados na escola é de acordo com a matriz curricular da SEDUC. Alguns temas como a luta contra as drogas, aquecimentos global, segurança e outros são inseridos nos currículos e são trabalhados coletivamente na acolhida em seguida cada professor define a melhor maneira de trabalhar com seus alunos. Sobre o planejamento escola, ele é semanal, acontece nas sextas das 09h30min as 11h00min da manha e pela tarde das 15h30min h e 17h00min, organizados pelas próprias professoras e sobre orientação da gestora de acordo com as orientações da SEDUC. Os dias letivos e o calendário escolar são definidos pela SEDUC com sugestões de eventos, mais é a escola que decide quando e como realizar. As reuniões acontecem mensalmente mais são definidas no início do ano, para a socialização de atividade e reflexão. A relação entre família-escola e escola-familia é muito agradável, pois estão sempre unidas para o melhor desenvolvimento dos educandos/filhos.  Em relação aos recursos pedagógicos a escola dispõe de vários jogos e brinquedos para o uso didático do professor, e para brincadeiras orientadas, os materiais didáticos são fornecidos mensalmente pela  SEDUC, possui 65 livros doados pela  SEDUC. Sobre o material escolar é fornecido pela SEDUC mensalmente mais não suprem a necessidade dos alunos, sendo necessário pedir alguns materiais aos pais, como caderno de desenho grande, palitos de picolé etc. e na escola existe por parte da secretária de educação e da gestora um incentivo para a formação continuada dos professores sendo que o professor escolhido pode se recursar a ir, e como a escola não possui professor auxiliar sempre que um sai para o treinamento profissional ele é substituído, e quando retorna do treinamento na grande maioria das vezes ele transmite o que aprendeu porem a escola não oferta cursos. O critério do livro didático é determinado pelo MEC. O corpo docente é composto um com curso superior completo, dois com pós-graduação completo e dois com pós-graduação incompleta. A avaliação da educação infantil é realizada através de relatórios bimestrais a parti de observações feito por professores.








Considerações finais


 O estagio supervisionado na escola de educação infantil Tia Mirtes, na turma da professora Cândida Maria Gomes Marques, com 15 alunos com idade entre três anos; a maioria do sexo feminino. A professora é forma em pedagogia com especialização em educação especial, Atua na função de professora entre dez e quinze anos. E diz que para ser professor é preciso ter amor por crianças, compromisso, respeito as fase da criança, paciência e criatividade; muitos alunos vivem com os pais ou tem pais separados ou vivem com tios ou com avós. Em sua maioria de classe média baixa. Durante a observação constatou-se que há um planejamento de aula por parte da professora; existe domínio de conteúdos que são definidos todas as sextas; ela segue uma sequencia do seu planejamento e das propostas no livro didático que não são os únicos recursos utilizados na sala de aula, utiliza-se de fantoches, bonecos, matéria palpável, brinquedos, técnicas como contação de histórias, atividades lúdicas, etc.; usar uma linguagem fácil e demonstra segurança na fala mantendo  controle e disciplina; sabe lidar com situações inusitadas usa a psicopedagogia como a base para sua atuação, conseguindo aliar teoria e prática.
Essa etapa do Estágio Supervisionado é de suma importância para a formação profissional já que o mesmo serve como laboratório, verificou-se que houve contribuição para um aprendizado já que a professora planeja, segue uma lógica de conteúdos, aproveita o tempo que possui na sala de aula, mantém contato com o restante do corpo docente, com isso compartilhando experiências, e comungando dos ideais educacionais da instituição. Esse estágio de observação supervisionado expos os acadêmico a conhecer a realidade educacional e comparar o que aprendeu na teoria com a pratica pois existe muita diferença entre o ver e o fazer este permitiu a compreensão da importância da interação entre professor-aluno, num processo de ensino aprendizagem sendo determinante na construção de conhecimento, sendo que aos acadêmicos desempenham um papel ativo observando e refletindo sobre os processos educativos. Na observação do ensino infantil, realizada na turma de infantil III, verificou se muitos aspectos positivos, visto que a professora mostrou empenho, dedicação, compromisso, bem como a ocorrência de troca de saberes e experiência entre professor-aluno ocasionando por tanto uma aprendizagem significativa.

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