domingo, 18 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência, o desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes elementos ira prejudicar uma boa aprendizagem. O ato antecipa a palavra, e a fala é uma importante ferramenta psicológica organizadora. Através da fala, a criança integra os fatos culturais ao desenvolvimento pessoal e quando ocorrem falhas no desenvolvimento motor, poderá também ocorrer na aquisição da linguagem verbal e escrita. A criança, cujo, desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, no pensamento abstrato, sendo que a aprendizagem da leitura e da escrita exige dominância manual já estabelecida, conhecimento numérico, movimentação para a esquerda, direita, discriminação de sons, adequações da escrita nas dimensões do papel, pronuncia correta, noção de linearidade entre outros. A escola ainda mantem o caráter mecanicista instalado na educação infantil, ignorando a psicomotricidade também nas series inicias do ensino fundamental. Na verdade muitas dificuldades podem ser resolvidas na escola e ate evitadas se houvesse um olhar mais atento para as crianças e se os professores não se preocupassem mais com a escrita e leitura e passasse a olhar um pouco mais para a coordenação motora das crianças. Hoje se sabe que a psicomotricidade vem aumentando o potencial motor da criança, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, ajudando a sanar algumas dificuldades. Neuropsiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos tem insistido sobre a importância capital do desenvolvimento psicomotor durante os três primeiros nãos de vida, pois é nesse período que a criança desenvolve aquisições que marca conquistas igualmente importantes no universo emocional e intelectual, tais como andar, correr, pular, aprender a falar, se expressar, se utilizando de jogos e brincadeiras, e estas aquisições são o resultado de uma maturação orgânica progressiva. E segundo Henry Wallon, essa maturação e experiência passam por diferentes estados sendo eles: 
 Estado de impulsividade motora- onde os atos são simples descargas de reflexos;
 Estados emotivos- são conhecidas pela agitação que evidenciam uma interação da criança com o meio;  Estado sensitivo-motor- adquire a marcha, a preensão e o desenvolvimento simbólico da linguagem; 
 Estado projetivo- mobilidade intencional dirigida para o objeto, inteligência pratica e simbólica. Já na segunda infância surgem em funcionamento territórios nervosos que estavam adormecidos, e as aquisições motoras, neuromotoras e perceptivo-motoras se efetuam num ritmo rápido. Esse período de 3-a a 7-8 anos é um período essencial para a aprendizagem e a integração progressivo no plano social. Essas fases Wallon as descreve assim:  Estado de personalismo- formação da personalidade que se processa através das interações sociais, predominância das relações afetivas.  Estado categorial- é o progresso intelectual, o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento, com predominância no aspecto cognitivo. Trata-se das atividades enriquecedoras e de onde a acriança de aprendizagem lenta terá de ter ao seu lado adultos que interpretem o significado de seus movimentos e expressões, na educação infantil, a prioridade deve ser ajudar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma, compreendendo suas limitações reais e ao mesmo tempo, auxilia-la a se expressar corporalmente com maior liberdade, conquistando e aperfeiçoando suas novas competências motoras. Onde o movimento e sua aprendizagem abram espaço para desenvolver:  Habilidades motoras
 Saber corporal 
 Oferecer um caminho para a troca de ideias 
 Facilitar a comunicação e a expressão de ideias 
 Percepções rítmicas, estimulando reações novas com jogos corporais e danças, habilidades finas no desenho, pintura e atividades de escritas. Destaca-se ainda o fato de que as brincadeiras e os jogos são importantes no mundo da fantasia da criança, e que elas estão sempre em movimentos, se deslocando entre ações incertas, em função de sua curiosidade. A atitude da escola poderá senão determinar, pelos menos influenciar o rumo do processo de aprendizagem da criança. E a educação psicomotora visa desenvolver uma postura correta frente as várias etapas de crescimento, ajudando a criança a adquirir o estágio da perfeição motora ate o fim da infância (7-11 anos) nos seus aspectos neurológicos de maturação, nos planos rítmico, espacial, da palavra e corporal.

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