Com os
novos paradigmas da educação surgidos nos últimos anos, as mudanças ocorridas
no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, mas
necessitando de maior empenho dos profissionais bem como da manutenção do seu
processo de formação.
Sabemos
que hoje, uma graduação não é o bastante para o exercício de uma profissão, mas
que existe a necessidade constante do profissional, seja de que classe for, se
manter atualizado sobre as novidades e mudanças ocorridas no mercado de
trabalho.
Não
muito distante, tínhamos uma escola coercitiva, que feria os princípios éticos
e morais, que agredia fisicamente e moralmente os alunos através de castigos,
puxões de orelhas, orelhas de burro, xingamentos, dentre várias outras ações
agressoras.
As práticas
pedagógicas eram voltadas para o ato de decorar os conteúdos, além de utilizar
recursos cansativos, como as cópias e os cadernos de caligrafia.
Com
novas pesquisas na área da psicologia da educação, o aspecto lúdico foi
apontado como um dos mais importantes para a aprendizagem, ligando-a ao prazer
do aluno em aprender.
Temos
também uma gama maior de cursos de especialização, de congressos e outros onde
são discutidas as práticas educativas das últimas décadas, levando maior
capacitação aos professores.
As
escolas, como entidades de formação, também adotaram as reuniões de formação
contínua, proporcionando encontros que enriquecem o saber do profissional,
melhorando as relações afetivas e de trabalho dentro da instituição, entre
professor, aluno e toda comunidade escolar.
A
preocupação em integrar família e escola também aumentou, pois se acredita que
o envolvimento dos responsáveis no processo educativo auxilia a amenizar as
dificuldades encontradas, além de dar maior segurança para a instituição e alunos.
Dentre
as maiores intenções educativas da atualidade temos a formação humana voltada
para os aspectos sociais, de cidadania, da moral, além da apreciação da vida,
dos elementos da natureza e da formação do intelecto.
Com
esses elementos agindo de forma integrada, atingiremos a constituição e a
formação do ser integral, tendo sua inteligência voltada para o bem comum. E a
escola cumpre com o seu papel de formadora, de promotora da integridade social.
Por
Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
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